quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trilhas Sonoras de Spaghetti Western - Parte III

Aqui eu inicio a parte III. Eu espero que esses posts ajudem na hora de fazer as trilhas sonoras para nossos games. Se você não leu as duas primeiras partes do post, leia antes de ler essa.

ATENÇÃO! NESSE POST TEM SPOILERS! SE VOCÊ PRETENDE ASSISTIR AOS FILMES, NÃO VEJA OS VÍDEOS!

Nessa terceira parte eu vou falar sobre o quarto filme de faroeste de Sergio Leone: Era Uma Vez No Oeste. Esse filme é bem diferente da Trilogia dos Dólares. O foco desse filme é outro. Os fãs discutem sobre qual filme é o melhor: O Bom, O Mau e O Feio ou Era Uma Vez No Oeste. Eu acho os dois sagrados! Mais uma vez, Sergio Leone chamou Ennio Morricone para compor uma trilha. Sergio utilizou uma técnica chamada Leitmotiv(ou Leitmotif no inglês). É uma técnica na qual cada personagem tem sua trilha sonora e ela é tocada um pouco antes de cada personagem entrar em cena. É bem teatral. O compositor Wagner costumava usar essa técnica em suas operas. Sergio havia utilizado isso sutilmente em O bom, O Mau e O Feio, mas nessa filme é que ficou marcante. Sergio dizia que Era Uma Vez No Oeste é uma "Ópera da Morte". O filme é meio sombrio em alguns momentos. Temos quatro personagens principais, cada um com seu tema musical. Na trama do filme, os quatro se cruzam e as histórias se encaixam. Esse filme é bem lento. A ideia é reproduzir os últimos suspiros que uma pessoa dá antes de morrer.

ERA UMA VEZ NO OESTE - CENA INICIAL
Logo no início vemos o tom do filme. Fica uns dez minutos sem trilha e sem diálogos. Três homens estão esperando o trem. E o espectador espera o trem com eles. No silêncio de um dia quente no oeste. O diretor Sergio Leone utilizou os sons do cenário nessa cena. Podemos ouvir um moinho de vento, uma mosca, etc. Tudo proposital. Você se sente com eles no tédio aguardando pelo trem. Até que ele chega e com ele, o personagem de Charles Bronson, o Gaita(ou Harmonica no inglês), e então temos um diálogo fantástico e o primeiro duelo do filme. Na cena abaixo, os primeiros minutos estão cortados. Essa cena é a mais parada do filme. Depois dela ele ganha mais rítmo.


ERA UMA VEZ NO OESTE - ASSASSINATO DA FAMÍLIA McBAIN
Nessa cena, a família McBain é assassinada por Frank(Henry Fonda). Essa cena marcou na época justamente por causa da trilha e por causa de Henry Fonda. Ele mata o pai, a irmã e o irmão mais velho da família. O irmão mais novo estava dentro da casa. Quando ele sai, o que ele vê? Sua família morta e os assassinos. Veja essa cena e veja a aplicação da trilha sonora!


ERA UMA VEZ NO OESTE - DUELO FINAL ENTRE GAITA E FRANK
Essa cena é memorável. Ela tem um peso equivalente ao trielo final de O Bom, O Mau e O Feio. Durante o filme todo, Gaita persegue Frank. O espectador não sabe o porquê. Só nessa cena, no final do filme isso é explicado através de um flashback(Henry Fonda diz: "Keep your lovin´brother happy!"). Essa cena é fantástica. Eu recomendo fortemente que vocês assistam esse filme.


Para mim, os filmes de Spaghetti Western são os que possuem as melhores bandas sonoras. Banda sonora é toda a parte de áudio do filme, os sons de ambiente, os sons de efeitos especiais e os sons da trilha. Muitos filmes e jogos fazem referência à esses filmes. Só para citar alguns exemplos, os filmes: Piratas do Caribe, Kill Bill, Bastardos Inglórios, Era Uma Vez No México, STAR WARS, etc... Os jogos: Red Dead Revolver, Red Dead Redemption, Fallout 3, etc...
Aqui eu só citei os filmes de Sergio Leone, porém, existem mais de 600 filmes de Spaghetti Western. Tem muitos filmes bons que eu podia usar como exemplo, que eu adoro também. Eu utilizei os filmes de Leone porque são os melhores. Vou dar umas dicas para vocês de outros filmes de Spaghetti Western: They Call Me Trinity; O Dólar Furado; Meu Nome é Ninguém; Navajo Joe; Silver Saddle; Django; Sabata; entre outros. Tem muitos bons, eu não me lembro de todos agora. Se eu continuar esse post eu usarei esses outros como exemplo.

Para completar, eu vou colocar as trilhas dos quatro personagens do filme. Observe que cada trilha reflete a personalidade do personagem. Parace óbvio eu colocar isso, mas, se vocês assistirem ao filme entenderão.

TEMA DO GAITA - MAN WITH HARMONICA(Charles Bronson)


TEMA DE FRANK - FRANK(Henry Fonda)


TEMA DE CHEYENNE - CHEYENNE(Jason Robards)


TEMA DE JILL - JILL(Claudia Cardinale)


Espero que quem leu tenha gostado e espero que esses posts sejam de grande ajuda para o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário