quinta-feira, 17 de junho de 2010

[Kazz/Gabriel Morgado] Trilha Sonora

Faaala galera! Vamos falar um pouco sobre trilha sonora (embora tenha já muitos posts)!

A trilha sonora é algo muito importante nos jogos, geralmente os sons e a música ajudam a criar o ambiente ideal para que o jogador se sinta dentro do game. Desde o início dos anos 80 com a chegada do Famicom/NES a trilha sonora dos jogos passou a ser produzida por músicos de verdade, deixou de ser barulho criado por programadores sem experiência musical para virar arte. Todo gamer tem na memória algumas músicas dos jogos que o marcaram e grande parte das músicas são boas para serem apreciadas mesmo fora dos jogos. Recentemente me surpreendi quando ouvi uma música do jogo Super Mario Bros para NES sendo usada como trilha de fundo de uma reportagem da Globo. Era uma versão orquestrada da música Underwater, que toca nas fases aquáticas do jogo.

Com a facilidade da internet milhares de fãs de todo o mundo passaram a dedicar um pouco do seu tempo para ripar as trilhas sonoras para criar portais dedicados ao assunto. Deixo aqui links que são úteis para quem deseja baixar trilhas completas de jogos ou apenas escutar novamente aquela música que marcou sua vida como gamer.

Abaixo alguns sites a respeito do assunto:

Dedicado a músicas de jogos para NES. Trilhas sonoras completas de centenas de jogos desse sistema. Para relembrar Castlevania, Super Mario Bros, Kirby’s Adventure, Contra e outros clássicos da geração 8-bit. Site: http://www.orchnestra.com/

Irmão mais novo do orchNEStra dedicado a jogos de SNES. Site: http://www.orchnestra.com/SuperorchNEStra/

Um dos mais completos do gênero, quase todos os consoles e até computadores antigos. Site: http://www.vgmusic.com/

Alguns sites oferecem as músicas nos formatos originais dos consoles, para ouvir esses formatos você precisa de um emulador do processador de som do console. A maneira mais simples de ouvir esses formatos sem ter dezenas de emuladores diferentes é usar o plugin Chipamp para Winamp. Esse plugin emula diversos processadores de som e permite ao Winamp tocar músicas nesses formatos. Sites que oferem música no formato para emuladores.

Gostou? Quer relembrar algumas músicas que fizeram sucesso?

http://aldemirsilva.blogspot.com/2006/11/melhores-temas-musicais-de-jogos-16.html


Fontes: Wikipédia, Oitobits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário