quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Arte de Fazer Barulho

Achei um assunto interessante de se postar, retirado diretamente de um sound designer, logo tem absolutamente tudo a ver com o que vimos em aula durante o semestre com o Prof. Lawrence. Retirado do Blog do Márcio, chamado "a arte de fazer barulho", reflete diretamente sobre o assunto do post, que é basicamente a dificuldade de um sound designer de trabalhar quando não se tem contato direto com o som literal que se quer gravar/editar. E para tal é necessário ser criativo e inventivo para simular diferentes sons com materiais comumente à nossa disposição.

Tal feito pode ser complicado, pois mesmo simulando, ainda é necessário uma boa edição em cima da gravação para dar os efeitos desejados e ainda para tal é necessário um bom conhecimento e experiência com o software que se usa. Não é somente sair clicando que seu "efeito simulado" vai dar certo.

Um exemplo dado é amassar celofane para simular fogo, pois ninguém iria atear fogo ao estúdio com vários equipamentos caros à volta.

E ainda o post original cita um outro sound designer - Iraklis Vlachakis - Onde em seu site existem várias dicas para realizar estes diferentes procedimentos de simulação de outros sons, como simular o som de uma metralhadora da 1ª guerra mundial. E isso tudo utilizando materias comuns, como uma máquina de expresso (Ok, não é tão comum assim), escova de cabelo, garrafa plástica, caixa de parafusos.



O sensacional desta idéia toda, é que contribui muito para nós GAME designers, que por não sermos sound designers experientes, temos menos contato ainda com materiais e oportunidades de gravação de sons excêntricos. Então isso tudo pode facilitar nossa vida. E ainda, com algum equipamento de gravação não muito avançado podemos experimentar e criar nossas próprias receitas, compartilhá-las - ou não - para conseguirmos dar mais profundidade e imersão aos nossos games, como já concordamos tanto aqui neste blog, como em outras disciplinas que o áudio é o grande massivo contribuidor para a imersão nos games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário