quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trilhas Sonoras de Spaghetti Western - Parte II

Estou continuando o post sobre trilhas nos Spaghetti Westerns. Nessa parte vamos ver umas aplicações práticas dessas músicas nas cenas, ou seja, eu vou colocar cenas dos filmes. O importante é saber quando usar trilha e quando não usar.

ATENÇÃO: ESSE POST CONTÉM SPOILERS DOS FILMES! SE VOCÊ PRETENDE ASSISTIR ESSES FILMES, NÃO VEJA AS CENAS!

POR UM PUNHADO DE DÓLARES - PRIMEIRO DUELO
Esta é uma cena do primeiro filme(Por Um Punhado de Dólares). Nessa cena, Clint Eastwood vai tirar satisfação com os caras que atiraram nos pés de sua mula. Essa cena quase não tem a trilha. Podemos perceber a música levemente tocando quando Clint diz: "Eu não acho legal quando riem! Minha mula não gosta quando as pessoas riem". Nessa parte, a música se mantém em praticamente uma nota para dar uma tensão.


POR UNS DÓLARES A MAIS - DUELO PELA ESPOSA
Nessa cena, um personagem praticamente figurante tem um duelo contra El índio, o antagonista do filme. El índio e seu bando acabaram de matar a mulher e filha desse homem em sua frente. El índio diz que dará uma chance ao homem. Ele manda um de sus capangas o desamarrar e pede para ele sacar e atirar quando a música parar.


O BOM, O MAU E O FEIO - DUELO FINAL(A MELHOR CENA DE TODOS OS FILMES DE FAROESTE)
Essa cena é antológica. Essa é a mais copiada cena de duelo. É a cena final do filme, é na verdade um "Trielo", pois é o Bom contra o Mau contra o Feio. O Bom é Clint Eastwood, o Mau é Lee Van Cleef e o Feio é Eli Wallach. Eu vou resumir MUITO só pra vocês entenderem o objetivo do duelo. No filme, os três estão atrás de $200.000,00 dólares que estão enterrados em um cemitério. Só o BOM sabe qual é a tumba, O MAU e o FEIO sabem apenas qual é o cemitério. Nessa cena, o BOM diz que escreverá o nome da tumba em que está o dinheiro debaixo de uma pedra. E diz que duzentos mil dólares é muito dinheiro e tem que fazer por merecer. Nessa hora ele chama os dois para o duelo. A música que toca é tão profunda que quando você assiste, você sente emoção. É óbvio que quando você assiste o filme inteiro, você gosta mais da cena, pois você sabe o que se passou em detalhes e sabe o quanto os três pistoleiros são ótimos e rápidos. Quentin Tarantino diz que queria ser capaz de fazer uma cena como essa. É inclusive o filme preferido dele. O diretor Sergio Leone, quando pediu para Ennio Morricone compor essa música pediu para que ele compusesse uma música que representasse os mortos rindo de dentro de suas tumbas. Sensacional. Um cemitério os três melhores pistoleiros do mundo! Se você se interessou realmente, eu aconselho assistir ao filme todo.


Eu vou dar continuidade a esse post na parte III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário