quinta-feira, 17 de junho de 2010

Audiogames

Os audiogames são jogos voltados para o público cego, mas podem ser jogados por videntes também. Os gráficos não tem tanto peso quanto os videogames por um motivo óbvio: São jogos baseados no som e não na imagem. Eles podem conter imagens, mas só para ajudar o jogador vidente.

http://www.audiogames.com.br/
Neste link podemos encontrar vários audiogames e explicações sobre eles.
Há uma versão de Super mario neste site, onde quando o mario está a 5 passos de algum inimigo, ele reproduz um som, quando está a 5 passos de um cogumelo, reproduz outro som, etc.

Eu diria que é um tanto quanto difícil jogar jogos assim quando já se tem experiência com videogames, pois o jogador necessita da imagem para entender o que há à sua volta. Nos audiogames há uma ausência de iamgens, fazendo com que o jogador vidente se perca no início, mas vai se acostumando com o tempo.

Alguns jogos como "Touch Me", da Atari, podem ser jogados tanto por videntes quanto cegos. Ele é como um "Genius", 4 botões com 4 luzes e sons diferentes, um para cada. Ao tocar em um deles, uma luz acenderá e um som tocará. Os cegos se baseariam no som, enquanto os videntes na luz e no som. Este jogo, por exemplo, pode ser jogado por surdos também, baseando-se nas luzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário