quinta-feira, 17 de junho de 2010

Binaural Recording

A gravação binaural é um tipo de gravação onde se colocam dois microfones, um em cada orelha de um manequim (ou apenas com a distância certa que há entre as orelhas humanas, cerca de 18cm), fazendo com que o ouvinte tenha uma "percepção" virtual de onde o som está vindo. Um exemplo desse tipo de gravação pode ser encontrado neste link:
http://ccgi.bluerabbit.plus.com/~bluerabbit/virtualbarbershop/

Em jogos esse método poderia servir para imergir ainda mais o jogador naquele universo ou naquela história. Gravando os sons dessa maneira, temos uma experiência nova no modo de jogar. O jogador poderia ouvir os inimigos à sua volta e obter um melhor desempenho no jogo, só com a mudança do som.

Podemos ver o Binaural Recording Neste vídeo:


Existem outros métodos para criar este tipo de gravação, mas o que tem melhor qualidade é o da cabeça de manequim (Dummy Head Recording). Nos outros dois (Jecklin Disk e OSS), que apenas tentam imitar o do manequim, não têm tanta qualidade quanto à primeira, os sons gravados "na frente" não são tão bons quanto o outro, que dá uma imersão maior.

Fechar os olhos e ouvir com fones de ouvido faz com que o ouvinte viaje nesse pequeno "universo" criado artificialmente apenas com sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário