quinta-feira, 17 de junho de 2010

O audio em games de terror

O que faz você tomar um grande susto quando joga um game de terror? Ambientes macabros? fantasmas? zumbis? Saiba que nenhum desses artifícios teria alguma importância sem um belo conjunto auditivo. Desde os primórdios com a clássica série Alone in The Dark o ambiente sonoro em um game de terror mostra-se essencial. A trilha sonora pesada, angustiante, cada passo emitido pelo personagem, o som das portas se abrindo com um ranger. Tudo isso prende o jogador, criando a imersão. É preciso ainda usar o silêncio nas horas certas. O susto é sempre maior quando o ambiente está calmo e silencioso.

Alguns sons tornam-se até marcas registradas, como os mortos-vivos de Resident Evil e a sirene perturbadora de Silent Hill. A criação de um ambiente sonoro em um game de horror requer atenção em cada detalhe. O jogador precisa ficar entretido o tempo todo, ele precisa ser surpreendido. É normal o uso de sons aleatoriamente, como por exemplo: móveis caindo ao longe, morcegos, trovões ou uma simples trilha sonora perturbadora. Fazendo com que o jogador congele, sem saber que não há nenhum perigo no ambiente onde ele se encontra, são apenas ruídos.

Um dos games com produção sonora, principalmente trilha sonora, mais rica é a série Silent Hill. Não é para menos, o atual produtor da franquia, Akira Yamaoka, é o responsável pela parte sonora também. Agora alguns gameplays, a onde se percebe a influência do som dentro do game.

Silent Hill 4




Fatal Frame 2



Alone in The Dark 5



E é isso. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário