quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trilhas Sonoras de Spaghetti Western - Parte I

Faroeste. Que tipo de som vem em sua mente quando você pensa em faroeste? Provavelmente sons de assobios, guitarras anunciando duelos, etc. O gênero é originalmente americano, pois se trata da história dos Estados Unidos. Porém, esses sons característicos que eu citei são muito mais marcantes nos filmes de faroeste italianos. Pois é! Italianos. Em meados dos anos 60, os filmes de faroeste americanos estavam em decadência. Não tinha mais tanto público. Foi aí que surgiu e genialidade dos italianos. Eles começaram à fazer seus próprios westerns, que acabaram sendo apelidados de "Spaghetti Western". Os Spaghetti Westerns s
são diferentes dos westerns americanos. Os americanos contam mais a história do país, com o cowboy bonzinho, etc. No Spaghetti Western, o foco são os pistoleiros anti-heróis, com muitos duelos e muito mais violência. O maior diretor de Spaghetti Western é Sergio Leone. Ele dirigiu a "Trilogia dos Dólares", que são ôs filmes: Por Um Punhado de Dólares(1964); Por Uns Dólares à Mais(1965); e O Bom, O Mau e O Feio(1966). Os três são protagonizados por Clint Eastwood. Pois é, em alguns filmes eram usados atores americanos. Também dirigiu "Era Uma Vez No Oeste(1968), com Charles Bronson. Agora vem a parte que toca o assunto do blog: Ennio Morricone. Ele foi o compositor das trilhas sonoras desses filmes, e de vários outros. Suas composições são brilhantes. Elas levam você para dentro do filme e te emociona. Eu vou mostrar alguns exemplos pra vocês entenderem do que eu estou falando.

POR UM PUNHADO DE DÓLARES(1964) TEMA PRINCIPAL


POR UM PUNHADO DE DÓLARES(1964)Essa foi usada também no filme Kill Bill Vol.2 de Quentin Tarantino


Quentin Tarantino usa muitas dessas músicas em seus filmes. Pra quem não sabe, Kill Bill é um Spaghetti Western de espírito.

POR UNS DÓLARES A MAIS(1965) LA RESA DEI CONTI


O BOM, O MAU E O FEIO(1966) TEMA PRINCIPAL - Essa música é a mais famosa de todas. Sempre que fazem uma paródia de faroeste usam essa música. Quem não conhece essa música é um alienado. A mais clássica de todas. Esse filme é considerado o melhor filme de Spaghetti Western de todos os tempos.


Vou continuar o post na parte II.

Um comentário: