quarta-feira, 31 de março de 2010

Quarto Post

Game Music um estilo musical?

Hoje trago para vocês uma discussão comum no meio “gamístico” e musical: seria a game music um estilo ou gênero musical? Confesso para vocês que ainda não cheguei à uma conclusão concreta. Continuo achando que as músicas para jogos eletrônicos não podem ser classificadas como um estilo, mas existem alguns argumentos que defendem tanto um, quanto o outro lado da questão. Por isso, vamos aos fatos.

As músicas dos consoles mais antigos possuem características muito parecidas, em termos de composição musical. Essas características, no entanto, surgem devido às restrições tecnológicas da época em que foram produzidas, cerca de 20 anos atrás. Na Wikipedia, por exemplo, podemos encontrar, no artigo “Música de jogos eletrônicos” o seguinte trecho:

“Caracteristícas desse gênero incluem:

• As canções geralmente têm uma melodia central, ou "seções de versos" consistindo em progressões de acordes de quatro ou mais acordes (similar ao que é feito no j-pop e no pop ocidental da década de 80), ao invés das duas progressões de acordes encontradas na maioria dos versos de músicas pop ocidentais. Os "refrões" das canções geralmente contêm quatro ou mais acordes diferentes em suas progressões de acordes. Várias canções apresentam uma progressão de acordes bem popular no j-pop, que pode ser transcrita como (em Dó): Fá menor, Dó menor, Sol maior, Dó menor, com uma Dó maior inserida rapidamente antes que a seqüência se repita. De um modo geral, há um grande número de seções em uma canção que são remanescentes de canções pop, já que isso ajuda à reduzir o aspecto repetitivo da música, que geralmente era tocada continuamente, ao mesmo tempo que também torna a música distinta da j-pop e de outras formas de música popular.


• As canções apresentam uma grande sincronia entre os instrumentos, em um modo difícil de ser tocado por um humano. Por exemplo, apesar dos tons apresentados no NES puderem estar emulando uma banda de rock tradicional de quatro membros (onda triangular servindo como baixo, duas ondas senoidais analógicas servindo como duas guitarras e um canal de ruído branco alterado usado para a bateria), e mesmo a música dos vídeo-games ser influenciada pelo rock e o pop da época, os compositores geralmente possuíam ambições mais altas, compondo seqüências de notas rápidas e complexas. Houve comparações com a composição musical do período barroco, no qual acredita-se que os compositores se concentravam em embelezamentos musicais para compensar o fato de terem que compor para instrumentos como harpa (que não permitia expressão musical baseada no volume do som). Os compositores também eram limitados em termos de polifonia, ou no número de notas que podia ser executado simultaneamente. Apenas três notas podiam ser tocadas ao mesmo tempo no NES. Um grande esforço era empregado para criar a ilusão de que mais notas estavam sendo tocadas. Desde a década de 90 grupos musicais procuram adaptar essas "saídas" dos compositores em algo que possa ser tocado com instrumentos convencionais. Um exemplo é o grupo The Minibosses, que procura copiar essas melodias o mais próximo possível usando instrumentos reais. Outro grupo é o The NESkimos, que opta por explorar essas canções artisticamente e criar canções totalmente novas a partir delas.


• As linhas de baixos em vários casos durante o período dos 8-bit consiste em notas tocadas no ritmo do quarto de uma nota seguida imediatamente por duas notas oitavadas na maioria das batidas. Essa nota seria a "raíz" do acorde.”


Bem, é justamente por não entender de acordes, notas, ondas e ruídos que ainda não consegui chegar a uma conclusão concreta. Foi por isso que, em meu trabalho de conclusão de curso, entrevistei também músicos e compositores de game music. E adivinhem a opinião deles? Game music não pode ser considerada estilo musical. Vamos aos argumentos deles então.

Em primeiro lugar, todos concordam que as músicas variam muito dependendo de cada estilo de jogo. Games do tipo RPG possuem músicas muito parecidas entre si. Na maioria das vezes são canções calmas, orquestradas, com características medievais, por exemplo. Já os jogos de ação possuem músicas mais aceleradas, geralmente se prefere o rock. Jogos de luta, por outro lado, trazem em sua trilha músicas diferentes para personagens diferentes. Por este motivo é que não poderíamos classificar TODAS as músicas de games como pertencentes a um “estilo” game music.

Para os compositores entrevistados, se pegarmos uma grande amostra de músicas e analisá-la, perceberemos certos padrões que tem a ver com o suporte, nesse caso o console e sua influência tecnológica. Porém, isso não pode servir de parâmetro para que a game music seja considerada um estilo musical, muito embora o mercado já tenha adotado o termo, como vemos em sites ou lojas de música on-line. André Luiz Oliveira, da banda 8 Bit Instrumental, também foi entrevistado. Ele concorda com a opinião dos compositores e fala da seguinte forma sobre a música que toca: “Quando digo que minha banda toca Video Game Music, estou me referindo ao repertório, mas o estilo é variado, vai de country a trash metal”.
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Para nós que estamos estudando acordes, notas, ondas e ruídos,  já sabiamos que a musica dos games de hoje é muito diferente de antigamente por motivos óbvios, mas o que eu nunca parei pra pensar era se a musica do jogo era um estilo musical..Afinal, eu não acredito que aja um padrão nas musicas, igual os compositores comentaram, game music são somente as musicas de um repertorio que uma banda toca, não quer dizer que todas as musicas são do mesmo genero..Então a conclusão que cheguei é, game music é game music XD

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