domingo, 21 de março de 2010

Investigando o Processo de Comunicação em Equipes Multidisciplinares de Jogos

" O processo de desenvolvimento de um jogo é uma atividade complexa, que exige uma equipe desenvolvimento composta por indivíduos com diferentes formações. Existe um consenso na comunidade de jogos sobre a importância de equipes multidisciplinares. No entanto, a efetiva comunicação e coordenação do trabalho entre membros de uma equipe multidisciplinar é um desafio. "



" I. INTRODUÇÃO


O mercado de jogos digitais é um setor em crescente ascensão, movimentando um volume de aproximadamente 11.7 bilhões de dólares no ano de 2008, apenas nos Estados Unidos. Além disso, seu crescimento superou os 200% nos últimos 10 anos [1]. Segundo Alves et al. [2], o processo dedesenvolvimento de jogos possui inúmeras diferenças em relação aos sistemas de software convencionais. Em particular, jogos digitais são usados por um amplo mercado consumidor, de diversas faixas etárias, com diferentes culturas e interesses de lazer. Assim, por considerar alguns fatores pouco usuais em sistemas de software de propósito geral, projetos de desenvolvimento de jogos são conduzidos por equipes formadas por profissionais oriundos de diversas áreas. O desenvolvimento de um jogo por equipes multidisciplinares permite que ele seja analisado sob diferentes ângulos, podendo-se criar um produto final mais completo, capaz de divertir e encantar o usuário. O desenvolvimento de jogos digitais é normalmente realizado por equipes multidisciplinares, onde participam engenheiros de software, artistas gráficos, músicos, roteiristas, entre outros profissionais. Diante deste contexto, a comunicação e a coordenação do trabalho entre os membros da equipe são considerados grandes desafios presentes no desenvolvimento de software [6]. Apesar disto, nenhum estudo específico sobre como uma equipe multidisciplinar na área de jogos trabalha, foi feito até agora. Assim, este artigo apresenta um estudo original realizado com uma empresa de jogos, a fim de investigar o processo de desenvolvimento de um jogo, focando principalmente nos aspectos sociais da equipe multidisciplinar durante as fases do desenvolvimento do jogo. O objetivo último do trabalho é fornecer informações suficientes que permitam a criação de ferramentas e processos que favoreçam a colaboração durante o trabalho de uma equipe de desenvolvimento de jogos.



II. EQUIPES MULTIDISCIPLINARES

Diante da crescente complexidade envolvida no desenvolvimento de software, equipes multidisciplinares têm atuado com frequência, especialmente em áreas envolvendo a criação de produtos com alto grau de inovação, tais como: aplicações móveis e jogos digitais.

Segundo Holland [8], uma equipe multidisciplinar se caracteriza como um grupo de pessoas com alto grau de interdependência, que aplica diferentes habilidades, oriundas de diferentes áreas, a fim de assegurar a efetiva entrega de um objetivo organizacional comum.



B. Fatores Relacionados ao Desempenho de EquipesMultidisciplinares

A investigação dos fatores relacionados ao desempenho de equipes é um tema recorrente na área de gestão de pessoas. Katzenbach [12] aponta a necessidade de compor equipes com diferentes habilidades e perfis, a fim de alcançar resultados mais efetivos. Stock [13] define um modelo que descreve elementos para melhorar o desempenho de uma equipe. Assim, como síntese dos resultados obtidos por alguns estudos subsequentes, é possível destacar como os principais fatores que interferem no desempenho de equipes multidisciplinares [9][10]:


Contexto Organizacional: influencia de forma mais relevante equipes compostas por integrantes com diferentes formações do que em equipes mais homogêneas.


Composição da Equipe: na composição de uma equipe multidisciplinar, a maneira como os integrantes são selecionados e os critérios utilizados para isso, são de grande relevância.


Planejamento da Tarefa: a forma como as tarefas são definidas e alocadas para os integrantes de uma equipe multidisciplinar são de grande relevância para o seu desempenho. Cada tarefa deve ser definida de forma que a equipe se sinta motivada e desafiada.


Processo Interno: organizações que se utilizam de equipes multidisciplinares para a criação de seus produtos devem possuir um processo de desenvolvimento adaptado às necessidades desse tipo de equipe. O processo deve ainda favorecer a disseminação do conhecimento, maximizando assim a troca de experiências e disseminando os objetivos da organização entre todos os membros da equipe. É importante ainda que o processo ofereça uma flexibilidade para possibilitar que soluções inovadoras sejam apresentadas.

Traços Psicossociais da Equipe: quando uma equipe integra indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, além buscar a formação ideal quanto as suas capacidades técnicas, é necessário considerar os traços de personalidade de cada indivíduo e estimular que relacionamentos interpessoais sejam criados. Assim, características de personalidade dos membros da equipe podem influenciar diretamente na coesão da equipe, através de fatores como colaboração, respeito e confiança mútua.

III. PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

Projetos de desenvolvimento de jogos possuem características distintas dos projetos de desenvolvimento de softwares de propósito geral. Em particular, jogos são aplicações de entretenimento digital que possuem conteúdo multimídia onde sua concepção e produção se assemelham à de um filme. Por estes motivos, jogos são desenvolvidos por equipes multidisciplinares e precisam se adaptar às constantes mudanças no mercado consumidor, tendo que assimilar rapidamente as tendências da indústria de entretenimento e as inovações tecnológicas. Além disso, a complexidade e especificidade de cada jogo costumam modificar significativamente a forma como o desenvolvimento de um novo jogo será conduzido. Entretanto, mesmo com tantas variações, algumas características-chave como o ciclo de vida e os papéis envolvidos em um projeto de jogos são freqüentemente observadas na prática.


A. Ciclo de Vida

Segundo Sloper [14], o ciclo de vida de projetos de jogos é composto por 5 etapas: concepção, pré-produção, produção, pós-produção e pós-lançamento. No primeiro estágio, após a decisão para iniciar o projeto de um novo jogo, a empresa desenvolvedora inicia a concepção artística, buscando desenvolver um jogo atraente e mercadologicamente viável.

Na fase de pré-produção, os recursos necessários para o início do projeto são alocados. Além disso, o mais importante documento do projeto de desenvolvimento de um jogo começa a ser desenvolvido: o documento de projeto do jogo (do inglês game design document). Este artefato é responsável por comunicar a todos os stakeholders, as principais características do jogo a ser desenvolvido [15].

Este documento servirá também de fonte para a fase de produção, pois contém informações como dinâmica, enredo, personagens e cenários do jogo. Paralelamente, a equipe de programadores inicia o desenvolvimento do documento técnico do jogo (do inglês technical document), que define a arquitetura e as abordagens de desenvolvimento das funcionalidades do jogo.

Na fase de produção, o código-fonte do jogo é realmente desenvolvido. Simultaneamente são criados mais dois documentos a serem utilizados pela equipe de arte do jogo: listagem de arte e listagem de som (do inglês art list document e sound list document). Estes documentos são responsáveis por informar os artefatos (também chamados de assets) que devem ser desenvolvidos pelos artistas e músicos da equipe. É importante observar que todos os artefatos gerados fase de produção devem estar em total concordância com o documento de projeto do jogo, criado na fase anterior. Na etapa de pós-produção são realizados os testes sobre o jogo desenvolvido. Dependendo na natureza das falhas que forem encontradas nesta fase, o ciclo de desenvolvimento do jogo retorna para a fase de pré-produção, se for necessário revisar alguma decisão de projeto ou de arquitetura. Caso os erros encontrados estejam apenas no código-fonte do jogo, o ciclo de desenvolvimento retorna para a fase de produção.

Ao final de cada ciclo de pré-produção, produção e pósprodução, versões intermediárias do jogo vão sendo geradas (versões alpha e beta), até a versão final (gold) ser lançada.

Quando isto acontece, toda a equipe de desenvolvimento realiza uma retrospectiva dos pontos positivos e negativos do projeto, descrevendo-os no documento de Postmortem.

Por fim, na fase de pós-lançamento a empresa distribuidora (publisher) e a empresa desenvolvedora passam a monitorar e analisar as reações do mercado em relação ao jogo lançado. Com isso, elas podem fornecer um melhor suporte aos seus clientes, além de detectar oportunidades de criação de expansões ou continuações do jogo lançado. A Figura 1 ilustra as fases do ciclo de vida de projetos de jogos, assim como os artefatos gerados em cada etapa.



B. Papéis Envolvidos




Produtor: é o responsável por planejar e acompanhar o processo de desenvolvimento do jogo, trabalhando interna e externamente, criando uma interface entre a equipe de desenvolvimento e os patrocinadores/clientes do jogo. Além disso, ele possui uma visão macro do projeto, envolvendo-se em todos os seus aspectos.

Artista: é responsável por criar todo o material de arte do jogo. Eles podem atuar em atividades como: definição da identidade visual do jogo, concepção de personagens, desenho de texturas, modelagem 3D, etc.


Projetista do Jogo: também conhecido como game designer, é responsável por criar a concepção artística do jogo, de forma semelhante ao que é feito em um filme. Esta atividade requer criatividade e uma grande base de conhecimento sobre os jogos existentes no mercado. É também responsabilidade do projetista fazer com que todos os elementos do jogo sejam dispostos de forma coerente, oferecendo aos usuários um jogo divertido e desafiador.

Programador: é responsável por criar o código fonte dos elementos para execução do jogo. Inúmeras atividades de áreas distintas podem ser atribuídas aos programadores do jogo: codificação da parte gráfica do jogo, codificação da física do jogo, codificação da inteligência artificial do jogo, codificação do sistema de som do jogo, etc.


Engenheiro de Áudio: é responsável por criar o material sonoro do jogo: a trilha sonora e os efeitos sonoros. Atuando juntamente com a equipe de artistas, o engenheiro de áudio é responsável por criar a identidade áudio-visual do jogo, baseando-se nas informações descritas pelo game designer.



Engenheiro de Qualidade: é responsável por garantir que o jogo produzido ao final de um projeto possui o nível de qualidade exigido pelo mercado. Ele realiza atividades ligadas a testes de codificação, de usabilidade e de jogabilidade. Este papel tem ganhado destaque tanto em desenvolvimento de jogos, quanto no desenvolvimento de outros tipos de software. Isso se deve, principalmente, pela necessidade de diminuir o número de falhas e conseqüentemente, aumentar o nível de qualidade dos produtos de software. "

Matéria de Raphael Lima Belém de Barros, Carina Frota Alves e Geber Lisboa Ramalho.
2009 Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.


Para a realização de um projeto de game é preciso ter a interação e a boa comunicação dentre os vários profissionais, incluindo o engenheiro de áudio. O áudio-visual nos jogos tem um papel importante, pois proporciona melhor imersão, impacto e vivacidade no game. Em jogos de suspense, por exemplo, apresenta tensão para o jogador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário