terça-feira, 9 de março de 2010

Áudio em Jogos

Áudio é uma parte muito importante em jogos, não só por entreter o jogador, mas também por colocá-lo dentro do jogo, efetivamente. Em muitos jogos a trilha e os efeitos sonoros são tão realistas que fazem o jogador se sentir imerso naquele universo, como se fosse parte integrante do mesmo, como se estivesse fisicamente lá. A partir disso podemos perceber a importância do áudio nos games.
Mesmo tendo tamanha importância, às vezes se torna cansativo e irritante em alguns casos. Em MMORPGs, por exemplo, vários jogadores desligam as múcias e ficam ouvindo músicas de seus gostos particulares para se sentirem mais relaxados. Algumas músicas nesses jogos se repetem muitas vezes, irritando os jogdores e "forçando-os" a desligar o som ou tirar a música, pelo menos. Em jogos do estilo corrida ou destruição, as músicas normalmente são rápidas e agressivas, para fazer com que o jogador sinta a adrenalina do jogo e lute para vencer. Em jogos de estratégia as músicas já são mais calmas e foram feitas para fazerem com que os jogadores pensem. Há jogos, como os do estilo de terror/horror, onde se você tirar o áudio, o jogo não fica tão interessante ou assustador como com o mesmo. A sonoridade desses jogos foi pensada exatamente para prender o jogador e fazer com que ele se sinta dentro daquela situação, tendo de resolvê-la. O áudio também é pensado para preparar o jogador ou fazê-lo perceber coisas que passariam despercebidas. Quando o jogador não ouve música alguma, ele já fica mais atento e preparado para possíveis ataques.
Dependendo da música, o jogador se comporta de diferentes formas, também. Ele pode perceber o grau de dificuldade de um monstro ou de um Boss pela música, preparando-se e agindo de formas diferentes dependendo da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário