segunda-feira, 29 de março de 2010

Áudio em MOBAs

A cada ano, devido à queda do preço de computadores e acesso à internet facilitado, cresce mais o número de jogadores conectados à rede.
Assim, podemos notar que muitos desses jogadores aderem aos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) como Ragnarok, World Of Warcraft, Grand Chase, entre outros.
Porém, os MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena) têm consquistado legiões de jogadores por vários aspectos, sendo um deles o áudio.
O áudio nos games de arena de batalha é basicamente dividido entre a música e os efeitos sonoros (SFX).
Quando se trata de música, esse tipo de game costuma manter uma música de fundo que não seja monótona para não cansar o jogador, mas não varie ou chame atenção dele a ponto de tirar sua concentração, pelo contrário, a(s) música(s) ajudam na imersão e ambientação do jogador no game.
A parte que se destaca, contudo, é a dos efeitos sonoros. Uma das mais marcantes características desse tipo de jogo são as falas de seus diversos personagens e o som que resulta de suas ações.
Há um som diferente para cada habilidade usada ou comando dado ao personagem, o que permite ao jogador evitar surpresas de inimigos ouvindo sua aproximação ou ativação de habilidade e torna o jogo muito mais dinâmico e imersivo.
Normalmente, mesmo os jogadores que desativam a música, mantêm os efeitos sonoros devido a sua excelente integração com o jogo, e mesmo com fundo sonoro, em MOBAs os efeitos sonoros sobrepõe a música.
Um, jogo no qual isso pode ser facilmente observado é o League of Legends, que tem efeitos sonoros extremamente bem produzidos e sincronizados, além das falas dos personagens serem criativas e divertidas.
Segue então o link dos três mais jogados e famosos MOBAs: Defense of the Ancients (DotA), League of Legends (LoL) e Heroes of Newerth (HoN);

http://www.dota-allstars.com
http://www.leagueoflegends.com
http://www.heroesofnewerth.com

Alguns vídeos desses jogos. Note como os efeitos sonoros são mais altos e enfatizados nos games do que a música.







Nenhum comentário:

Postar um comentário