quarta-feira, 10 de março de 2010

Músicas e Games: Quando os dois mundos colidem!

Músicas e Games, duas mídias supostamente separadas por milhares de anos, já que há indícios que o homem desde o tempo das cavernas produz música e os games digitais mesmo só foram aparecer no final dos anos 50, mas que em vários aspectos andam paralelamente, produzindo muito material de qualidade. 
O ponto mais óbvio são as músicas criadas para jogos, isso desde os jogos para as primeiras gerações já se tornou uma característica, na verdade não só as músicas mas como todos os sons característicos dos games. Aqui quero destacar dois vídeos o primeiro é uma das músicas produzidas para games mais marcante composta pelo gênio Nobuo Uematsu e tocada pela banda The Black Mages, esta é o exemplo de uma música que se incorporou tanto com seu jogo, Final Fantasy VII, que é difícil ver o jogo sem a música ou a música sem o jogo. O segundo vídeo é um coral que interpreta diversas músicas de diversos games todos a capella, um exemplo do quanto a música produzida para jogos influencia na cultura contemporânea.





Tão grande como as músicas compostas para games talvez tenham se tornado os games musicais, diversas franquias como Guitar Hero, Rock Band e Dance Dance Revolution são sem dúvida algumas das com mais sucesso no mundo dos jogos. Apesar de receberem críticas como as do guitarrista Jimmy Page¹ elas tem tido um sucesso muito grande, produzindo diversas continuações e criando uma legião de fãs. Os vídeos são exemplos de jogos do estilo.






Um jogo que fez esse paralelo de uma forma diferente criando praticamente uma mitologia da música, mais especificamente do Heavy Metal, foi Brütal Legend, que usou a temática e toda o clima do universo do Metal e Rock'n Roll para criar um jogo de aventura.


Mas não é só o mundo dos games que se inspira na música, o mundo da música também incorporou a cultura dos games, seja com o estilo chamado nerdcore ou casos específicos. Estou postando três exemplos, o primeiro é de uma música que se encaixa no nerdcore, o segundo é de uma banda brasileira muito interessante chamada Os Seminovos e o último um clipe da banda de Heavy Metal Saxon que se inspirtou claramente nos games musicais.




E pra finalizar quero mostrar quando todos os papéis se invertem, quando o game é literalmente usado para criar música, talvez seja uma distorção dos conceitos mas que sem dúvida produz um efeito muito legal e mostra o quanto esses dois universos podem caminhar em paralelo e cada vez mais usarem um ao outro para crescerem. Dragonforce - Through the Fire and Flames tocado no game Mario Paint pra SNES.

_____________________________________________________________

Espero que tenham gostado, em caso de dúvidas, sugestões ou erros comentem, por favor. Para conferir mais posts sobre game design acesse: Der Meinung.

Um comentário:

  1. Porra, cara...deixasse alguns vídeos ou alguma coisa para nós podermos fazer posts nas próximas 3 semanas, pelo menos...xD
    mania de querer tudo para você....que coisa...ò.Ó

    ResponderExcluir