sábado, 13 de março de 2010

Musica nos Games: uma história de evolução

Desde o inicio dos Games tudo mudou: complexidade de enredo, graficos, jogabilidade e a trilha sonora também. Enquanto antes, para acompanhar jogos que seguiam sempre um padrão a musica também era um padrão imutavel, com o tempo foi passando a se tornar algo mais complexo, dinamico, para acompanhar um enredo que deixara de se tornar um linha continua e constante.

Quem não se lembra da classica musica de Super Mario World ou Sonic the Hedgehog?

Sonic The Hedgehog:


Super Mario World:

Mas enquanto essas musicas mantem seu padrão eu duas ou três partes diferentes, assim como o jogo se desenvolve, com o tempo os enredos dos games deixaram de ser tão "simples" assim, sendo necessária uma trilha sonora mais complexa, para que desta forma não se criasse um conflito entre o que se está tocando e o que se está jogando.

Para resolver isso, as trilhas sonoras passaram a ser mais complexas, alternando inclusive dentro das fases, enquanto antes elas variavam apenas de estagio para outro. Sem contar os momentos em que não há musica alguma, e sim apenas o som do ambiente, como em Prince of Persia e Devil May Cry, que nos momentos fora de combate tudo se torna silencioso, guardando as musicas para aumentar a adrenalina nos momentos de combate.

Agora a musica já não é mais um acompanhamento constante: Passou a ser mais uma ferramenta para reforçar a carga dramática do jogo, dando ainda mais enfase ao conflito, ao suspense, ao drama. A Musica já não é mais enfeite, mas um elemento da narrativa, sem a qual muito seria perdido.

Luiz Gustavo de Sousa

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