domingo, 11 de abril de 2010

Livro de Game Audio

   Uma característica distinta do video-game é sua interatividade, e o áudio tem uma importante função nisso. As ações de um jogador podem ativar diálogos, sons do ambiente, efeitos sonoros e músicas. Mesmo assim, o áudio não é uma das áreas mais bem exploradas e estudadas nos games.

   Para preencher esse campo que poderia ser melhor trabalhado, Karen Collins publicou um livro chamado Game Sound
An Introduction to the History, Theory, and Practice of Video Game Music and Sound Design
, no qual ela inclui várias referências a personalidades importantes do game audio, sites na internet, revistas, conferências, e muitas outras coisas relacionadas a áudio no mundo dos games.

   No livro, ela aborda 2 temas: Como e Por que o áudio dos games é diferente ou parecido com o  do cinema ou de qualquer outra mídia, e a tecnologia e restrições tecnológicas sobre o desenvolvimento de áudio para games.

   A autora relata e compara o som desde os primeiros jogos até as produções da indústria atual. Ela também examina o processo de produção do áudio, define papéis e funções, além de dizer a importância e influência de cada profissional do som e da divisão correta de tarefas que formam um resultado uniforme e conciso, sem contar as análises sobre influência e impacto nos games e na interação com o jogador que o áudio tem.

   É um excelente livro para desenvolvedores de games (conclusão baseada em algumas pesquisas, inclusive essa obra é recomendação da imprensa do MIT [MIT press]), a única complicação seria o idioma, já que até onde me informei esse livro só está disponível em inglês e por um preço de $28.00/£20.95

Enfim, aqui vai uma lista de livros dessa autora, todos relacionados a áudio e games:

Collins, Karen 2008: Game Sound: An Introduction to the History, Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design.

Collins, Karen 2008: (editor) From Pac-Man to Pop Music Ashgate Publishing UK  

Collins, Karen 2008. Overcoming Roadblocks in the Quest for Interactive Audio Project Bar-B-Q report, with Charles Robinson, Jocelyn Daoust, Stephen Kay, Barry Threw, Nicholas Duveau, Guy Whitmore, Tracy Bush, Jennifer Lewis, Kurt Larson, Simon Ashby, Scott Snyder and Tom White. 

Collins, Karen 2008. “Grand Theft Audio?: Popular Music and Interactive Games”. Music and the Moving Image, Vol 1/1, (University of Illinois Press). 

Collins, Karen 2008. “In the Loop : Confinements and Creativity in 8-Bit Video Games Music”. Twentieth Century Music. 2007 Vol 4 issue 2. pp.209-227.

Collins, Karen 2007. “Video Games Killed the Cinema Star” Music, Sound and the Moving Image (Liverpool: Liverpool University Press). Vol 1/1. 

Collins, Karen 2007. “An Introduction to the Participatory and Non-Linear Aspects of Video Game Audio.”Eds. Stan Hawkins and John Richardson . Essays on Sound and Vision. Helsinki : Helsinki University Press. 

Collins, Karen 2006. “Loops And Bloops: Music On The Commodore 64” (Soundscapes: Journal Of Media Culture) 

Collins, Karen 2006. “Flat Twos and the Musical Aesthetic of the Atari VCS” (Popular Musicology Online). 

Collins, Karen 2004. From Bits to Hits: Video Games Music Changes its Tune.Film International

Boa procura e leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário