terça-feira, 4 de maio de 2010

Softwares para Criação de musicas

Softwares para Criação de musicas

Primeiramente devo dizer que mesmo tendo condições e acesso para os programas e utensilhos para uma criação de musica, é extremamente fundamental que o compositor tenha mais que o minimo de conhecimento musical.

Antes de começar, só ressaltar uma mínima legenda. Antes de comentáris pessoal colocarei **, para melhor entendimento.


Introdução.

Este post será como um tutorial para a inicialização de um software, as funcionalidades de cada um e qual se adéqua a cada situação.

Porque é importante saber sobre os programas?

A maioria das musicas que vemos em jogos são compostas por arranjos e instrumentos eletrônicos. Algumas exceções, mais caras, usam compositores famosos e abrangem um acervo maior de instrumentos e músicos. Para projetos mais simples e de menos custo os desenvolvedores escolhem por uma criação eletrônica.

Onde pode ser usado esses programas?

Quase que na totalidade dos jogos futuristas usam estes programas para a criação de sua trilha sonora. Vários e vários jogos e filmes usam esses programas para variados estilos de filme, porém alem do programa eles usam instrumentos acústicos.

Quais instrumentos são mais usados com esses programas?

O acervo de instrumentos que se adéqua aos programas de criação de musica é imenso, porém os mais usados são; teclado, guitarra, violão e etc.

Finalmente os programas e suas funções.

1 – Fl Studio – Fruity Loops Studio.


Fruity Loops Studio é um aplicativo muito conhecido entre os profissionais que produzem música e as pessoas que tem a criação e composição de áudio como um hobby. Possibilitando ao usuário criar qualquer tipo de música, o Fruity Loops Studio demonstra-se um software versátil com suas inúmeras ferramentas e seu design facilitado. Através das ferramentas virtuais você também poderá ser um produtor musical. Confira abaixo os principais destaques do programa.

**Fácil interação com VST`s e uma interface pratica.

**Pessoalmente este é um dos meus preferidos. Nele se pode criar varias batidas de musicas eletrônicas (este é o maior proposito dele, batidas eletrônicas). E uma armonia interessante, contendo varias Strings e SoundFounts.

2 - Sony Acid Pro


O Acid Pro é destinado à criação de música eletrônica baseada em loops de maneira profissional. A interface do programa é um tanto quanto complexa para quem quer apenas brincar um pouco com o computador, mas se você está disposto a levar a coisa a sério, vale a pena experimentar, pois esta é uma das melhores opções do mercado.

**Para quem não sabe Loop é um sample que é repetido. Pode ser produzido por exemplo com recurso cassetes, delay, ou software de composição de música electrónica.


3 - Cubase SX 3

Cubase 5 representa o que existe de melhor em termos de solução Multipista. O programa combina ferramentas de criação demúsicas poderosas com mixagem parecida com a de um estúdio, de modo profissional. Concebida por profissionais, desde sua base agrega qualidade profissional , manejo intuitivo e um grande número de ferramentas para áudio e MIDI destinadas a composição, gravação, edição e mixagem.
O programa fornece um controle de entonação e correção automática de escala de gravações vocais e monofônicos e uma série de aperfeiçoamentos adicionais para inspirar ainda mais a criatividade musical e a produtividade. O revolucionário SoundFrame é uma poderosa combinação de Presets de pistas, instrumentos em pista e banco de dados MediaBay, organizando todos os sons vindos dos instrumentos VST e reais.

O mixer do Cubase oferece a flexibilidade da seção de controle em até 4 mixagens independentes. Compositores e músicos se beneficiarão da seção de partitura além do redesenho desse consagrado programa.

**Está opção para edição multipistas é muito aconselhavel, porém em minha singela opnião de usuario, prefiro o Sonar da Sony ou claro o melhor que existe, Pro Tools, falaremos destes dois mais adiante. Para leigos sobre multi-pistas, este programa é como se fosse o Audacity que aprendemos na faculdade umas 500 vezes melhor, no mínimo isso!


4 - Adobe Audition


O software Adobe Audition é um ambiente profissional de edição de áudio. Projetado para profissionais de áudio e vídeo exigentes, o Adobe Audition oferece recursos avançados de mixagem, edição e processamento de efeitos de áudio. De operação flexível e com ferramentas avançadas e precisas fáceis de usar, este software permite a criação de áudio sofisticado, multifacetado e de alta qualidade.

**Bom programa, mais não é o Photoshop da musica não, existem varias opções melhores. Sem comparações, é um Audacity mais elevado.


Para o Final, deixei os melhores

5 - Cakewalk Sonar

Sonar Producer Edition possui uma boa reputação relacionada a ferramentas de produção sonora com uma interface plenamente acessível. Com ele, você pode gravar, editar, compilar e navegar por todo o trabalho relacionado à gravação profissional. Esta edição conta com ferramentas exclusivas de mixagem e edição, efeitos como reverberação, compressão, console de mixagem e outros por canal de equalização. Também conta com miniaturas visuais, POW-r Dithering e escalas de tempo MPEX.

Além de tudo isso, combina recursos AV e ferramentas precisas de engenharia. A solução perfeita para compor, gravar, editar e remixar músicas. Ainda pode sobrepor vozes, criar partituras e projetar sons com qualidade para filmes, TV, vídeo, comerciais e jogos.

** Tudo que está na descrição já diz sobre o programa.

E por ultimo o melhor programa de edição e criação de musicas, tanto em minha opinião como de qualquer profissional.

6 - Digidesign Pro Tools

O Pro Tools é um dos raros exemplos de tecnologia que domina completamente um setor. Todas as empresas de produção profissional de som - de estúdios de gravação (em inglês) a estúdios de pós-produção de som (em inglês) - utilizam sistemas Pro Tools. O único equivalente são os sistemas Avid, que dominam o mundo da edição de cinema e TV. É interessante lembrar que a Digidesign, criadora do Pro Tools, é controlada pela Avid.

O Pro Tools não é fácil de usar, tampouco é barato. Mas o que você paga por ele em tempo de aprendizado e em dinheiro suado propicia uma plataforma estável que produz as melhores gravações digitais de música do ramo. Músicos profissionais - de usuários pesados de sintetizadores como o Nine Inch Nails a compositores de trilhas orquestrais para filmes - confiam na versatilidade e potência do Pro Tools para registrar qualquer espécie de som, quer a fonte seja a voz humana, um instrumento analógico ou um número quase ilimitado de instrumentos virtuais e de efeitos de som.

**Quando necessito usar algum programa multi-pistas eu recorro para o Pro Tools.
Porém tem alguns problemas que impedem usuários domésticos para usa-lo. Ele necessita de uma placa de som externa e que seja compatível com ele. Atualmente existem 3 versões de Pro Tools, todas necessitam de uma mesa digital ou placa de som multi-canal, eu uso uma placa externa da M-Áudio e uma mesa de som Digi 002. Não são baratos esses ``utensílios necessários `` por isso faz o Pro Tools ser o mais caro de todos, necessitando gastar no mínimo 5 a 20 mil reais para utiliza-lo.

Outro programa que utilizo se chama Garage Band, por[em não o citarei aqui pois ele é de exclusividade para a plataforma OS, sendo assim funcionando somente em Macs.


** Fiz algumas pesquisas na internet para a criação e explicação mais adequada dos programas, porém, os programas escolhidos foram de minha autoria, se alguém tiver algum programa que seja decentemente não o abandone, porque quem faz a arte é o usuário e não o software, ele só facilita. Então quanto melhor, melhor!

Espero que gostem, e como uso mais o FL Studio, próximo post meu irei fazer um tutorial! até!

Fernando Pepe Barbalho Pereira

7 comentários:

  1. Bons softwares... E realmente.. Os novos usuários precisam ter um conhecimento mínimo de musica, pois ritmos coerentes fazem uma boa batida, e a junção desta com outros elementos, geram uma boa música; bom post.

    ResponderExcluir
  2. Não são ritmos, mas sim melodia, o mais importante e o que mais prende uma musica na mente do usuário final e a composição da melodia e a harmonia que ela contem!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, legal a idéia de um tutorial. Parabens pelo post :D

    ResponderExcluir
  4. Recomendo também o Guitar Pro, para quem tem um minimo conhecimento em partitura, para gerar midis mais facilmente, para que posteriormente possam ser exportadas para programas que tenham samplles de instrumentos bons. Também tem o Encore, que é semelhante ao Guitar Pro, mas nunca usei.

    Já usei Guitar Pro, Fruit Loops, Sound Forge e Acid, passando o conteudo de um para outro. Com isso dá para fazer musicas que nem parece que foram programadas em Midi.

    ResponderExcluir
  5. Sim, como citado, o Guitar Pro é um selente programa para visualização e criação de musicas, em especial para Tablaturas para Guitarra e Violão!

    ResponderExcluir
  6. http://idsm.com.br/selo

    criamos musicas para games

    nossa pag facebook

    http://www.facebook.com/pages/Open-m%C3%BAsica/268473323202133

    ResponderExcluir